Cosplayer é acusada de fazer ‘blackface’ e é banida da Twitch

0
3271

 

A cosplayer lituana Karupups estava fazendo uma live no Twitch mostrando o processo de criação de seu cosplay de Lifeline, personagem do game Apex. Foi quando ela provocou a ira dos espectadores e acabou sendo banida do site.

 

 

Karina ‘Karupups’ Martsinkevich, que é branca, estava durante a live se transformando na sua personagem favorita de Apex Legends, a Lifeline. Ela já tinha modificado o cabelo, mas quando resolveu se maquiar para deixar o rosto mais escuro, para se parecer mais com a personagem, alguns espectadores acharam que ela estava praticando ‘blackface’ e fizeram campanha para que denunciassem ela. Resultado: sua conta foi banida da Twitch.

 

 

Para quem não sabe, ‘blackface’ se refere à prática teatral de atores que se coloriam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada, geralmente para caçoar dos costumes dos negros e difundir ideias racistas.

 

 

Grupos de gamers negros condenaram a ação da moça, já alguns de seus seguidores acharam aceitável o ato por acharem que qualquer pessoa tem o direito de fazer cosplay de qualquer personagem que queira, independente da raça que este seja.

 

Após ser banida do Twitch, a cosplayer postou o vídeo em sua conta no Youtube, mas após vários xingamentos ela mesma o excluiu. Ela pediu desculpas a qualquer um que “se sentiu ofendido” com o que fez, dizendo “eu cometi um erro porque não tinha informações suficientes”. “Foi só por diversão – eu só queria me transformar na minha personagem favorita”, completou.

 

Em sua conta no Instagram ela pede para que seus seguidores assinem um abaixo-assinado online para que o Twitch devolva a sua conta.