Jundiaí celebra a Cultura Japonesa! Jundiaí Matsuri acontece entre os dias 24 e 26 de março

0
16

 

A cidade paulista de Jundiaí, distante aproximadamente 60 km da capital, se prepara para um evento que proporcionará uma verdadeira imersão na cultura japonesa. Marcado para os dias 24, 25 e 26 de março, o Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa terá entrada gratuita, atrações para toda a família e acontece no Parque da Uva, um dos maiores complexos turísticos da região e reconhecido por grandes eventos.

 

A realização é da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e a organização fica a cargo da Tasa Eventos, reconhecida como uma empresa que tem inovado nos eventos relacionados à cultura japonesa. Na prática, trata-se de uma junção de forças que será potencializada através de uma programação artística-cultural e gastronômica inédita na região.

 

“Os matsuris (festivais) ganham cada vez mais destaque, principalmente no estado de São Paulo, principalmente por concentrar o maior número de descendente no Brasil. E é com muito orgulho que organizamos um grande evento junto com a Nipo Jundiaí para celebrarmos a cultura, os valores e a gastronomia típica do Japão”, explica o CEO da Tasa Eventos, Takao Sato.

 

Tal celebração contará com uma variada programação artística no palco, com a presença de cantores tradicionais da comunidade nipo-brasileira: Joe Hirata, Karen Ito Serginho Tanigawa, Pamela Yuri e Diogo Miyahara.  Do lado mais tradicional, os grupos de taikô (tambores japoneses) Grupo Wadan Taiko Ensemble, Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Campinas e Grupo Houkou Taiko, do Nipo-Jundiaí, prometem encantar o público com suas apresentações.

 

 

Na área gastronômica o evento oferece uma oportunidade de experimentar o melhor da gastronomia japonesa. Pratos como yakissoba, tempurá, sushi, sashimi, tempurá, takoyaki (bolinho de polvo grelhado na hora) e o “queridinho” dos brasileiros, o ramen, compõem as opções na praça de alimentação.

 

Com o planejamento a todo vapor, a Nipo Jundiaí revela que o evento “é um sonho antigo” da entidade, pois a comunidade japonesa na região tenta viabilizar um evento à altura há 10 anos. Em 2020 estava tudo certo, mas por conta da pandemia os organizadores adiaram o festival. Agora, “chegou a hora”. “Será uma ótima oportunidade para mostrar boa parte da gastronomia e arte japonesa para o público ocidental. Estamos preparados para receber os visitantes para celebrarmos juntos no Jundiaí Matsuri”, explica o presidente da Associação, Pedro Inamura.

 

Viva a experiência

 

Atentas às questões modernas e alinhadas com as novas tendências culturais do Japão, a Tasa Eventos e a Nipo Jundiaí reservaram um espaço especial para a parte de cultura pop e de tecnologia. Os visitantes poderão, por exemplo, fazer uma imersão no “Sky Bridge Experience”, em sessões de realidade virtual que simulam planetários japoneses.

 

Se a ideia é conhecer o lado mais tradicional, workshops de ikebana, origami, bonsai, oshibana e pixel art serão oferecidos, dividindo o espaço com expositores de diversos segmentos, especialmente de produtos japoneses e geeks.

 

Já para os amantes de animês e mangás, um desfile e concurso de cosplays farão a alegria, com personagens e interpretações mais que criativas. Completa a parte mais criativa do evento a apresentação do tradicional grupo de mágicos The Oriental Magic Show.

 

 

SERVIÇO

 

Jundiaí Matsuri – Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa

 

Datas: 24/03 – 6ª feira (17h às 22h), 25/05 – Sábado (10h às 22h) e 26/03 – Domingo (10h às 20h)

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú – Jundiaí-SP)

Entrada gratuita: 1kg de alimento não-perecível (opcional)

Infos: jundiaimatsuri.com.br

Apoio: Prefeitura Municipal de Jundiaí, Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí Fundação Japão de São Paulo e Jornal Nippon Já