BIG Festival, maior evento de games indies da América Latina, terá exposição com mais de 60 jogos

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Logo no início das férias escolares, os paulistanos terão a oportunidade de conhecer e testar mais de 60 games produzidos no Brasil e no mundo. O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), maior evento de jogos independentes da América Latina, será realizado a partir do próximo sábado, de 25 de junho a 3 de julho, no Centro Cultural São Paulo. A entrada é gratuita.

 

Logo_BIG 2016

 

O evento irá levar a um dos principais centros voltados à cultura na capital paulista computadores, tablets, smartphones e consoles em que os visitantes poderão testar livremente os títulos disponíveis. Parte deles são jogos finalistas de uma competição internacional que irá selecionar os melhores em diversas categorias, e os jogadores poderão contribuir votando em seus favoritos. No ano passado, o BIG Festival recebeu cerca de 12,6 mil visitantes.

 

Na abertura do festival, sábado, dia 25 de junho, o youtuber Zangado, que conta com mais de 3,1 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, irá receber os visitantes a partir das 14h30. Conhecido por seu conteúdo voltado aos jogos, Zangado irá distribuir autógrafos e tirar fotos com o público.

 

Big Festival 2015 (75)

No dia seguinte, 26 de junho, aqueles que comparecerem ao evento das 15h às 17h poderão acompanhar uma apresentação do duo musical Co-Op Players, composto por Luiz Roveran (violão) e Pedro Frois (violão sete cordas). Eles apresentarão o melhor do repertório da game music. A dupla volta para nova apresentação no segundo domingo, dia 03 de julho, no mesmo horário.

 

BIG Festival 2015 (108)

Os visitantes também poderão explorar seu lado solidário no BIG Festival, doando roupas, calçados e acessórios em bom estado ao bazar do Projeto Quixote, que estará presente com um ponto de coleta.

 

Além de atrações abertas ao público, o evento terá um espaço voltado exclusivamente aos negócios. No BIG Business Fórum, os profissionais brasileiros de desenvolvimento e produção de games têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos para compradores e investidores internacionais. Em sua quarta edição, o festival vem se estabelecendo como ponto de referência e de encontro entre profissionais do mundo inteiro. A França será o país homenageado e comparece ao BIG com uma delegação importante de 16 empresas.

Neste ano, três pesquisas importantes serão apresentadas dentro da programação. A primeira será discutida no dia 29 de junho, às 18h, na sala Lima Barreto. O estudo “Game Brasil”, realizado pela Sioux em parceria com a Blend New Research e a ESPM, traça o perfil de quem consome jogos no país.

 

Já no dia 30, às 17h30, na sala Adoniran Barbosa, a ANCINE, Agência Nacional do Cinema, órgão regulador do audiovisual no Brasil, apresentará resultados preliminares de seu primeiro estudo sobre o setor de jogos eletrônicos brasileiro. A pesquisa “O Mundo Invisível dos Gamers”, desenvolvida pela Talk Inc., é o primeiro estudo nacional sobre o perfil dos hardcore gamers e praticantes de e-Sports e será apresentado em 1º de julho, às 11h, na sala Paulo Emílio.

 

Entre as diversas atividades do BIG Festival, merecem destaque:

 

1) Premiação: competição internacional, que seleciona os melhores games independentes do ano, desenvolvidos no mundo todo, em diversas categorias. 44 jogos finalistas foram escolhidos de um universo de 745 jogos inscritos, de 48 países diferentes. A premiação acontece no dia 30 de junho. A lista de títulos finalistas está disponível em www.bigfestival.com.br.

2) Exposição: todos os jogos participantes da premiação do BIG Festival estarão em exposição para degustação livre dos visitantes durante todos os dias. Além dos 44 finalistas, 19 empresas brasileiras terão uma área exclusiva para mostrar seus trabalhos, o BIG Booth.

3) BIG Business Forum:  O fórum de negócios do BIG Festival receberá a presença de mais de 60 convidados internacionais, entre investidores, publishers e empresários do setor. Acontece de 29 de junho a 1 de julho, com uma programação restrita a profissionais pré-registrados.

4) BIG Impact: evento que tem o objetivo de debater sobre os jogos com impacto positivo, como jogos educativos, para saúde, mobilidade e impacto social e ambiental. Acontece dias 1, 2 e 3 de julho, com palestras, painéis e apresentações.

5)  BIG Playable City: Iniciativa que busca incentivar a discussão de projetos que estimulem as pessoas a interagir de forma leve e criativa com o ambiente urbano. Acontece dias 1 e 2 de julho, com palestras e workshops.

 

Serviço

 

4º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)

 

De 25 de junho a 3 de julho (Segunda, 27, não abre)

De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h

Dia 29, quarta, fecha às 17h

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP

Entrada: Gratuita

Programação completa: http://www.bigfestival.com.br/

 

Sobre O BIG Festival

 

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival; O BIG Playable City, que reflete e interage no espaço urbano; e o BIG Impact, iniciativa dedicada a jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade.

 

O BIG tem patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Novelis e da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista; parceria com a Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers; e realização da SPCine, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Cultura.