Cultura Geek inclui paixão por filmes, tecnologia e jogos online

0
78

 

A cultura geek vem se expandindo cada vez mais na sociedade e se tornando uma tendência. Caracterizada por um estilo de vida em que as pessoas se interessam por tudo que esteja relacionado com tecnologia e eletrônica, temas muito atuais junto às novas gerações, como filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek, Senhor dos Aneis e outros), jogos eletrônicos, livros de fantasia, cultura pop, a geração geek é caracterizada também por ter inteligência e timidez acima da média.

 

Não é fantasia! É cosplay!

 

Outro costume desse público é exteriorizar todos esses gostos no formato de fantasias, mais conhecidas como cosplay. É como se eles fossem especialistas nas áreas que curtem, pois se dedicam a pesquisar e aprender tudo sobre ela.

 

A cultura geek está no auge, e uma das tendências desse público é a paixão pelo universo cosplayer. O cosplay é uma espécie de entretenimento que tem se alastrado pelo mundo todo, inclusive no Brasil onde, embora tenha chegado meio timidamente, vem ganhando força e crescendo muito. Hoje, é muito comum ver cosplayers, como são conhecidas as pessoas que aderiram a essa tendência pop, fantasiados de personagens japoneses e dos games mais famosos e super-heróis, outra paixão do mundo nerd, como forma de aproximar as pessoas e criar vínculo entre as mais diferentes idades.

 

Presente no dia a dia da população, principalmente entre pessoas de faixa etária entre 15 e 35 anos, o mundo geek tem sido movimentado por eventos que atraem cada vez mais fãs.

 

A aprovação desse estilo de vida é grande, a ponto de atrair até mesmo famosos, como ocorreu recentemente em um show em São Paulo que reuniu os cantores Supla, João Gordo e Detonator.

 

Outro evento que merece destaque e que mostra o crescimento da cultura geek é o Geek & Game Rio Festival, que aconteceu entre os dias 20  a 22 de julho no Rio de Janeiro e que reuniu, em um só local, diversas atrações relacionadas ao mundo dos games, cultura pop e internet, como torneios de eSports e gameplay de diversos jogos, além de um concurso de cosplay e partidas de RPG.

 

Os eSports foram um capítulo à parte no Geek & Game Rio Festival, com inúmeras disputas que a plateia pôde acompanhar através de três telões, observando o desempenho das equipes e torcendo.

 

eSports também faz parte da cultura Geek

 

 

O eSports é outra febre que toma conta do Brasil atualmente e que certamente atrai esse público também. Os esportes eletrônicos fazem parte do milionário mercado de entretenimento online e é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos. Dados divulgados pelo instituto de pesquisa Newzoo mostram que o Brasil tem cerca de 17 milhões de espectadores de eSports. O mesmo estudo apontou que, em 2017, cerca de 655 milhões de dólares foram movimentados pelo mercado de esportes digitais.

 

Não é preciso esforço para entender os motivos que fizeram o eSport se tornar um dos entretenimentos mais populares em todo mundo: a disputa de games populares em grandes torneios que pagam fortunas a jogadores que se tornam famosos é a receita ideal para atrair esse enorme público apaixonado por jogos eletrônicos.

 

Jogos eletrônicos – outra paixão Geek

 

Outra mania do público Geek é a paixão pelos jogos online e, entre os que mais se destacam estão o CS:GO, DOTA, Fortnite e o League of Legends.

 

Jogado por cerca de 100 milhões de pessoas, o League of Legends (LOL) é uma febre entre jovens do mundo inteiro. No Brasil, em decorrência do grande público que joga LOL, muitos torneios começam a acontecer em diferentes lugares, como o  primeiro campeonato de League of Legends que chega a Salvador nos próximos dias 1º e 2 de dezembro.  Este jogo online do tipo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), explora a competitividade entre os jogadores em diferentes campos de batalha e modos de games disponíveis em sua plataforma.

 

No League of Legends, duas equipes de poderosos campeões, cada um com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Com atualizações frequentes e uma cena competitiva exuberante, o League of Legends oferece muita diversão para jogadores de todos os níveis de habilidade.

 

O sucesso dentro do jogo pode ser representado pelo elo e o nível de cada jogador, que varia conforme seus resultados individuais. Para isto, existe um ranking, onde estão posicionados os melhores players do jogo, de acordo com os pontos na liga e a contabilização de suas vitórias.

 

Podendo ser jogado tanto com amigos quanto sozinho, o LOL é um jogo agitado e competitivo, o que torna os seus resultados suados para os jogadores que se esforçam e exige estratégias bem aplicadas para quem quer levar a vitória. Características como essas são as principais razões que atraem os mais jovens.