O maior Festival do Japão acontece em São Paulo entre os dias 15 e 17 de julho

0
501

 

O maior festival de cultura japonesa está de volta! O 23º Festival do Japão será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

 

 

 

Nesses três dias, seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades e contando com a orientação de um conselho formado por especialistas, o evento vai oferecer shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos, com toda segurança, conforto e qualidade.

 

Organizado pela KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, desde 1998, o evento chega à sua 23ª edição, mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.

 

Neste ano, o tema do evento será Do Sonho à Realidade, simbolizando a superação de todas as dificuldades e obstáculos, nestes dois anos de pandemia da Covid-19.

 

“Devido a pandemia, há dois anos não realizamos o Festival do Japão, e analisando as participações dos visitantes em outros eventos ocorridos recentemente, com clara demonstração de retomada de eventos, acreditamos que teremos um público superior a 100 mil visitantes nos três dias do 23º Festival do Japão, trazendo benefícios aos nossos patrocinadores e à comunidade”, resume o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Toshio Ichikawa.

 

Gastronomia das províncias

 

A realização do Festival do Japão auxilia na manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por mais de 15.000 voluntários.

 

 

 

Um dos principais destaques do Festival é a Praça de Gastronomia, com 44 estandes representando a culinária típica de cada região do Japão, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses.

 

Novidades para 2022

 

Uma novidade para este ano são as promoções, com desconto para entrada na sexta-feira (15/07); entrada após às 14 horas; passaporte (ingresso válido para os 3 dias do evento) e os combos família, para 3 e 5 adultos com valor promocional, recomendados para famílias e grupos de amigos.

 

“Tudo indica que o evento será um sucesso, para a alegria de todos. Neste ano o Festival disponibilizará a venda de ingressos antecipados pela Internet, com desconto, o que facilitará muito, evitando as longas filas para aquisição de ingressos nas bilheterias. Ainda há ingressos combos para famílias, que também são vantajosos, pela sua economia e praticidade. Convidamos a todos, e principalmente a você que ainda não conhece o Festival do Japão, o maior evento cultural japonês fora do Japão, a visitar o nosso evento”, convida o presidente da comissão organizadora do 23º Festival do Japão, sr. José Taniguti.

 

 

 

Lembrando que o Festival do Japão oferece entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, e meia-entrada para estudantes, professores da rede pública e homens entre 60 a 65 anos, com acesso permitido somente com apresentação de documento de comprovação original.

 

Patrocínio e apoio

 

O Festival do Japão conta com o patrocínio master do Bradesco, apoio cultural da GL Events / São Paulo Expo e Fundação Kunito Miyasaka, e patrocínio do Hospital Japonês Santa Cruz, Hospital Nipo-Brasileiro, Honda Automóveis do Brasil, Nissan Automóveis do Brasil, Hirota Food Supermercados, Comgas, Sakura Nakaya Alimentos, Yokogawa, NTT e Panasonic.

 

Dentre os apoiadores, destaque para Yamaha do Brasil, Alfa Alimentos, Hinomoto, Hisamitsu do Brasil, Nachi, Sompo Seguros, Kikkoman, Sansuy e Tecfogões.

 

O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro (Japan External Trade Organization), JICA (Japan International Cooperation Agency), Fundação Japão, MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Ministério do Meio-Ambiente e Japan House São Paulo, além do apoio do Ministério da Cidadania, Prefeitura do município de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e PROAC.

 

 

 

Confira as principais atrações do Festival do Japão

 

Culinárias típicas regionais – representando as 47 províncias do Japão

Cultura – oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público

Exposições – ikebana, cerimônia do chá

Shows – música, shows, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambores)

Artes Marciais – demonstrações e workshops das principais escolas

Área das Crianças – oficinas gratuitas de cultura e recreação

Área da Terceira Idade – atividades culturais e práticas para vida saudável

Miss Nikkey Brasil – final nacional com representantes de todo Brasil

Cosplay – Akiba Cosplay Summit, reunindo os melhores cosplayers do País

#FJTAON – espaço para imersão na cultura digital

 

Serviço

 

23º Festival do Japão – Do Sonho à Realidade

 

Data: 15, 16 e 17 de julho de 2022

15/07 – sexta – 11 às 21 horas

16/07 – sábado – 09 às 21 horas

17/07 – domingo – 09 às 18 horas

 

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Ingressos: até R$ 30 – www.guicheweb.com.br/festivaldojapao

Estacionamento no local (terceirizado) – R$ 55

Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas

 

* Entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos

* Meia-entrada para estudantes e professores da rede pública e particular, homens entre 60 a 65 anos, apenas com documento de comprovação